quarta-feira, 20 de outubro de 2010

chamada para artigos: Dilemas - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social





fonte: http://www.dilemas.ifcs.ufrj.br/index.html


Dilemas - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social está recebendo contribuições inéditas para suas próximas edições na forma de artigos, resenhas, comentários, traduções e entrevistas. O periódico acadêmico trimestral é centrado nos assuntos que possam fazer parte da grande temática dos conflitos e do controle social em ciências sociais (sobretudo sociologia e antropologia), tais como:

− Comportamentos desviantes
− Violências
− Criminalidade
− Moralidade
− Movimentos Sociais e Ação Coletiva
− Conflitos Urbanos
− Justiça Criminal
− Segurança Pública
− Instituições Públicas e Privadas de Controle Social

As colaborações devem ser trabalhos próprios a uma publicação acadêmica e contemplar a linguagem e a abordagem típicas a esse meio.

Os textos devem ser enviados por e-mail, em formato digital, preferentemente em MS-Word (serão aceitos trabalhos em outros processadores de texto consagrados, como WordPerfect), para o endereço: editor@revistadilemas.com.

Todas as colaborações serão submetidas a pareceristas independentes, preservadas as identidades tantos dos autores quanto dos responsáveis pelos pareceres. Cada artigo será sempre submetido a pelo menos duas avaliações. Todos os autores receberão cópias dos pareceres de seus artigos, com os devidos comentários dos pareceristas e eventuais análises do editor e da coordenação editorial de Dilemas. A publicação é dependente da aprovação pelos pareceristas.

Atenção: Dilemas reserva-se o direito de fazer pequenas alterações de forma nos textos que publica, a fim de adequá-los a suas normas e de torná-los mais legíveis e de acordo com regras gramaticais e de boa comunicação.

Definições:

Artigo (paper): contribuição no formato de um texto inédito que relata uma pesquisa nova ou introduz uma discussão teórica original. Pode ser assinado por mais de um autor.

Tradução: contribuição na forma de um artigo de outro autor ou do próprio contribuinte, produzido originalmente em língua não portuguesa e traduzido para o português, sempre nas áreas temáticas de interesse de Dilemas – Revista de Estudos de Conflito e Controle Social. Podem ser traduzidos artigos e capítulos de livros, desde que devidamente autorizados por seus autores e/ou detentores de direitos. As traduções podem ser assinadas por um autor.

Entrevista: contribuição na forma da transcrição de uma conversa, apresentada no formato perguntas e respostas (pingue-pongue), com um personagem de interesse para a temática de Dilemas – Revista de Estudos de Conflito e Controle Social. As entrevistas podem ser assinadas por mais de um autor.

Resenha (review): contribuição no formato de um texto analítico e/ou opinativo a respeito de uma obra (escrita, dramatúrgica ou audiovisual) recém-publicada na área temática concernente à revista. Deve ser assinado por apenas um autor.

Comentários: contribuição na forma de um texto analítico e opinativo a respeito de um fato relevante para a temática de Dilemas – Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, notadamente um fato de repercussão/interesse público. Os comentários podem ser assinados por mais de um autor.

Normas para submissão de colaborações

As colaborações devem obedecer aos seguintes critérios formais:

Padrões gerais:

Folha de rosto: todas as colaborações devem vir acompanhadas de uma folha de rosto, trazendo um resumo de cerca de 10 (dez) linhas, em português e em inglês (abstract); até cinco palavras-chave (igualmente nas duas línguas); e um breve resumo do curriculum do autor, discriminando sua formação e sua filiação institucional, bem como seus contatos (nome completo, endereço, telefone e e-mail).

Citações: devem ser apresentadas, como tradicionalmente, entre aspas, até o limite de três linhas no texto. Se excederem a esse tamanho, devem vir em um bloco separado, com uma linha de espaço antes e depois em relação ao texto, em corpo 10 (dez) pts, com recuo de 4 (quatro) cm à esquerda e entrelinha simples.

Referências bibliográficas: no texto, devem ser apresentadas sempre entre parênteses, no formato: (AUTOR, ano, p. número da página), como exemplo: (WEBER, 2004, p. 117). Se as páginas citadas formarem uma seqüência, usa-se “pp.”, seguido de página inicial-página final, conforme o exemplo: (BECKER, 2008, pp. 256-258).

Na listagem de referências, elas devem seguir os seguintes padrões:

Livros:

SOBRENOME, Nome. (ano), Título do livro: Subtítulo. Cidade, Editora.

Obs.: sempre que uma referência de qualquer tipo chegar à segunda linha, esta será iniciada alinhada à terceira letra da primeira linha, como no exemplo:

CARDOSO DE OLIVEIRA, Luis Roberto. (2002), Direito legal e insulto moral: Dilemas da
    cidadania no Brasil, Quebec e EUA. Rio de Janeiro, Relume Dumará/Núcleo de
    Antropologia Política.

Capítulos de livros:

SOBRENOME, Nome. (ano), “Título do capítulo: Subtítulo”. Em: SOBRENOME, Nome (org.). Título do livro: Subtítulo.    Cidade, Editora, pp. página inicial-página final.

Artigos em periódicos:

SOBRENOME, Nome. (ano), “Título do artigo: Subtítulo”. Publicação, Vol. N, no N, pp. página inicial-página final.

Artigos em periódicos online:

Se o periódico tiver versão impressa: 

SOBRENOME, Nome. (ano), “Título do artigo: Subtítulo”. Publicação (online), Vol. N, no N, pp. página inicial-página final. Disponível online em: endereço.

Se o periódico não tiver versão impressa:

SOBRENOME, Nome. (ano), “Título do artigo: Subtítulo”. Publicação (online), Vol. N, no N. Disponível online em: endereço.

Textos em jornais e revistas:

SOBRENOME, Nome. (Data), “Título da matéria”. Publicação, seção, pp. página inicial-página final.

Imagens: podem figurar no corpo do artigo, mas devem ser igualmente enviadas em arquivos separados, preferentemente no formato JPEG (com 300 dpi de resolução). Se forem usados gráficos e/ou tabelas, eles devem vir acompanhados dos arquivos de imagem que a eles correspondam e, se possível, das planilhas que lhes deram origem.

Padrões específicos:

Artigos: de 15 (quinze) a 25 (vinte) laudas, digitadas com fonte Times New Roman, 12 (doze) pts e entrelinha 1,5 (um e meio). As notas devem ser limitadas a três por página e conter apenas comentários estritamente necessários ao texto.

Resenhas: de 5 (cinco) a 10 (dez) laudas, digitadas com fonte Times New Roman, 12 (doze) pts, entrelinha 1,5 (um e meio). As notas devem ser limitadas a três por página e conter apenas comentários estritamente necessários ao texto. A abertura do texto deve trazer a referência bibliográfica referente à obra resenhada.

Entrevistas: Até 20 (vinte) laudas, digitadas com fonte Times New Roman, 12 (doze) pts, entrelinha 1,5 (um e meio). A entrevista deve ser apresentada no formato “pingue-pongue” (perguntas e respostas), e vir precedida de uma introdução explicativa de até uma lauda (incluída no limite total), dando conta do tema e do curriculum do entrevistado.

Comentários: de 5 (cinco) a 10 (dez) laudas, digitadas com fonte Times New Roman, 12 (doze) pts, entrelinha 1,5 (um e meio). Os comentários serão publicados apenas na versão online, na seção Intervenções de Dilemas. Os comentários deverão trazer em sua abertura uma apresentação clara sobre o tema comentado (se possível com citação noticiosa).

Dúvidas, sugestões, comentários e casos omissos devem ser enviados para: editor@revistadilemas.com.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua observação ;)