quarta-feira, 24 de novembro de 2010

chamada para publicação de artigos para a Revista Sociologia & Antropologia da UFRJ

Prezados (as) colegas:

É com  satisfação que comunico a criação de Sociologia & Antropologia revista do nosso Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia - PPGSA - da UFRJ. Nesta ocasião, peço que divulguem esta chamada para submissão de artigos para integrar o primeiro volume (2011) da revista. Os artigos deverão ter no máximo 55.000 caracteres com espaço (incluindo bibliografia) e deverão ser enviados até 30 de março de 2011 para o e-mail revistappgsa@gmail.com.

Integro a editoria da revista ao lado de Glaucia Villas Boas e de Elina Gonçalves da Fonte Pessanha. A comissão editorial é composta por Elsje Marie Lagrou, José Reginaldo Gonçalves e José Ricardo Ramalho. E o conselho editorial da revista está em formação. Abaixo encontra-se uma pequena apresentação da revista.

Muito obrigado por sua atenção,

Saudações

André Botelho
Sociologia & Antropologia. Revista do PPGSA/UFRJ


Apresentação

Sociologia & Antropologia será uma publicação semestral (prevista para os meses de maio e outubro) impressa e digital do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – PPGSA/UFRJ. O lançamento da revista está previsto para o ano de 2011. 
Como o PPGSA nesses últimos anos, Sociologia & Antropologia também pretende contribuir para o fortalecimento de um diálogo profícuo e consistente entre as disciplinas da sociologia e da antropologia cultural em diferentes dimensões, sem que a interdisciplinaridade dilua suas tradições de pesquisa e identidades cognitivas próprias. O diálogo entre essas diferentes disciplinas pretende antes fomentar permanentemente um espaço de comunicação dinâmica entre elas sobre questões empíricas, históricas e analíticas cruciais e, a partir delas e do diálogo que elas mantêm, com outras ciências sociais e humanas. Entendemos, assim, que as exigências de especialização disciplinar da nossa época não se realizam, necessariamente, desacompanhadas de oportunidades de confronto e convergência cognitivas entre as suas diferentes agendas. É isso que o & entre as duas nominações tradicionais das disciplinas pretende simbolizar.
Sociologia & Antropologia destina-se, assim, à apresentação, circulação e discussão de pesquisas originais que contribuam para o conhecimento da realidade sociocultural brasileira e outras, bem como para o aperfeiçoamento teórico e metodológico das diferentes abordagens da Sociologia e da Antropologia Cultural. A revista está por isso aberta à colaboração de pesquisadores de universidade e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior, e publicará trabalhos inéditos (no Brasil) em português. Sociologia & Antropologia ambiciona, em suma, constituir-se num instrumento de interpelação consistente do debate contemporâneo das ciências sociais no Brasil e, assim, contribuir para os eu desenvolvimento e aperfeiçoamento. O corpo editorial da revista é composto por professores permanentes do PPGSA e o seu conselho consultivo está em formação junto a pesquisadores de renome de instituições brasileiras e do exterior. A editoria da revista funciona na sede do PPGSA e seu e-mail de contato é revistappgsa@gmail.com.

André Botelho
Elina Gonçalves da Fonte Pessanha
Glaucia Villas Bôas (editora responsável)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua observação ;)