domingo, 28 de novembro de 2010

A sociologia crítica de Franco Ferrarotti


"Uma investigação põe sempre, inevitavelmente, um problema político."


Gostaria de ter encontrado o livro de Franco Ferrarotti Uma Sociologia Alternativa quando ainda cursava ciências sociais, mas só o achei no término do curso.

E gostaria de tê-lo encontrado por um motivo bem simples, ele teria sido o meu guia, o mestre que não tive. O livrinho teria me ajudado a esclarecer muitas das minhas dúvidas que surgiram no decorrer do curso sobre a relação entre ideologia, escolas, método e ciências sociais. Dúvidas que criavam impasses insolúveis devido a minha formação ainda inicial.

Não existe edição brasileira para o livro, o que dificultou meu encontro com ele, apenas portuguesa, que saiu pela editora Afrontamento.

O subtítulo do livro, da sociologia como técnica do conformismo à sociologia crítica, explicita seu conteúdo. A obra é, nas palavras de Ferrarotti, um acerto de contas com ele mesmo, mas que não se limita a um fato privado. É também mais que um programa e menos que uma estratégia, eu diria que é uma bússola.

O livro é composto de curtos "tiros sociológicos", pequenos textos que versam sobre a natureza do pensar sociológico e suas implicações metodológicas, sociais e sobretudo políticas. O tom, as vezes, é cáustico, o que Ferrarotti adverte no início, mas a colocação dos problemas e o raciocínio são perfeitamente claros e bem articulados.

Os títulos dos capítulos dão uma amostra da obra: O objeto da sociologia crítica não é a sociologia; Os conceitos sociológicos não são meta-históricos; O que está por detrás dos números; O operário como pessoa mutilada; A racionalidade irrazoável; Desprivatizar a ciência; A auto-censura da sociologia urbana etc.

Pelo espírito crítico e a veia rigorosa no tratamento sociológico das questões, coloco este italiano na mesma galeria de pensadores brasileiros como Florestan Fernandes e Octavio Ianni.

Penso que todos devíamos fazer uma "confissão" ao término de nossos cursos para exorcizarmos nossos demônios epistemológicos e termos clareza para dar os próximos passos. O que Ferrarotti fez em seu livro, serve como método para todos nós.

Aos poucos irei retomar no blog algumas das problematizações colocadas pelo sociólogo italiano a luz da conjuntura científica e política atual.

------------------------------------------------------------------------------------

FERRAROTTI, Franco. Uma sociologia alternativa: da sociologia como técnica do conformismo à sociologia crítica. Coleção Crítica e Sociedade nº 6. Tradução António Esteves. Portugal: Afrontamento, 1976. 184p.
 
 
 
eu vi essa postagem no Sociologia de Combate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua observação ;)