Descobri um item onde podemos baixar vários planos de aula de diversas disciplinas e inclusive a nossa.
Fica a dica!!!
http://revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula/
AQUI VAI SÓ UM DELES PRA VOCÊS DAREM UMA OLHADA:
O poder da imagem
Objetivos
Identificar transformações históricas nas formas de percepção do ambiente; entender a importância e a primazia social da imagem em época de globalização
Conteúdos
Transformações da percepção na modernidade: a supremacia social da imagem
Tempo estimado:Duas aulas
IntroduçãoDurante muitos séculos, a tradição cultural do ocidente esteve assentada na forte valorização da palavra e no prestígio da Literatura e da Filosofia. Entretanto, no século 20, com a difusão de meios expressivos fundamentalmente imagéticos – fotografia, cinema e televisão – houve um forte abalo nessa tradição cultural.
A imagem adquiriu uma importância sem precedentes na vida cotidiana de grande parte da população mundial. Essa mudança atingiu o território da arte, possibilitando o aparecimento de artistas como Andy Warhol – personagem de reportagem publicada em VEJA. Com base no texto da revista e neste plano de aula, reflita com seus alunos sobre a importância da imagem na sociedade atual.
Atividades
1ª aula Para começar a aula, proponha à turma um exercício. Peça que os alunos imaginem um habitante de uma pequena vila no início do capitalismo e que façam uma lista com possíveis imagens que ele costumava observar em seu cotidiano. Em seguida, peça que repitam o exercício com um cidadão que vive em uma grande metrópole na atualidade. A quantidade e a qualidade de estímulos visuais a cada um é a mesma?
Os estudantes devem perceber que o olhar de alguém que vive nas grandes metrópoles de hoje tem de ser mais atento e ativo, já que ele é forçado a captar, em um tempo cada vez menor, inúmeros estímulos provenientes da realidade social. Chame a atenção da turma para as transformações pelas quais o olhar passa conforme aumenta a velocidade das mudanças, e explique que a percepção visual tem se modificado no decorrer da história, ao mesmo tempo em que a imagem ganha importância na sociedade.
Conte à classe que, até o século 19, apenas a palavra escrita podia ser objeto de reprodução técnica, sendo difundida pela imprensa para a população leitora. Com o aparecimento das novas técnicas de reprodução mecânica da imagem, no início do século 20, esta adquiriu novo status no universo da comunicação. Explique que a difusão massiva das imagens fez com que elas deixassem de estar confinadas ao reino das artes plásticas – no qual eram vistas como objetos de culto – para invadirem a vida cotidiana. Como defendia o filósofo alemão Walter Benjamin, as imagens adquiriram um novo valor de uso: o “valor de exposição” ou de proximidade.
Pergunte à moçada quais as consequências desse fenômeno para a vida cultural. Ouça as respostas e complemente explicando que, à medida que os jornais passaram a ser ilustrados, as imagens ganharam status de fonte de informação, utilizadas, muitas vezes, em maior escala que os textos escritos. Comente, ainda, que outros fatos – como a difusão do cinema – contribuíram para alterar a relação das massas com a cultura, criando condições favoráveis para uma recepção positiva das imagens em todas as áreas.
Explique que a imagem vem ganhando força até os dias atuais. Com o aparecimento de diversos produtos destinados à comunicação – como computadores, telefones celulares, aparelhos de DVD –, ela passou a ser divulgada em fluxo contínuo, de modo a invadir tanto o universo do trabalho quando o do entretenimento. Atualmente, a imagem penetra amplamente em todos os momentos de vida humana, fazendo com que o cidadão se torne um receptor constante da comunicação visual.
Mostre à turma que esse fato altera nossos hábitos e percepções, e termine a aula questionando se essas transformações indicam uma supremacia da imagem em relação à palavra. É possível afirmar que estamos diante do aparecimento de uma cultura menos verbal ou conceitual e mais imagética? Ou, em outras palavras, pode-se concluir que a imagem passou a rivalizar com a palavra?
2ª aula
Entregue à turma cópias da reportagem “Andy Warhol: a imagem é tudo”, publicada em VEJA, e comente que o artista é um ótimo exemplo da importância da imagem no mundo contemporâneo. Proponha que os alunos identifiquem no texto passagens que confirmem essa afirmação e peça que discutam como a imagem publicitária foi usada por Warhol para criar suas obras.
Explique à classe que o artista utilizou representações muito conhecidas na vida cotidiana e na cultura de massas do capitalismo para fazer arte e, com isso, colocou em debate a importância e o prestígio social da imagem no mundo contemporâneo.
Peça que a turma preste atenção à seguinte frase apresentada na reportagem: “na sociedade atual, pessoas, eventos e produtos dependem da projeção contínua de sua imagem nos meios de comunicação para 'existir' aos olhos do público”. Pergunte à moçada o que o autor quis dizer com essa afirmação. Ouça as respostas e conclua com eles que a supremacia e a onipresença da imagem colocam novas exigências para quem quer tornar um produto ou uma marca conhecido. Se, até mais ou menos 1950, a publicidade era eminentemente verbal e veiculada preferencialmente em jornais, atualmente ela só é eficaz se for imagética e difundida pelos poderosos meios de transmissão de imagens, como o cinema, a televisão e a internet.
Comente com a moçada que, no universo da comunicação e da publicidade, a realidade não é o existente, mas o que é transmitido pelos meios de comunicação. Por meio de uma série de imagens e mensagens, constroi-se uma realidade aceita e difundida por seus expectadores.
Consultoria Débora C. de Carvalho
mestre em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UNESP
mestre em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UNESP
As aulas desse site são interessantes, o problema é que eles só trabalham com reportagens da Veja!
ResponderExcluirÉ verdade. Mas ai é que entra a imaginação sociológica. Eu mesmo alterei alguns para poder usar em sala de aula.
ResponderExcluirAbraço e obrigado pela observação. :)
Muito boa a sua abordagem sobre o poder da imagem.
ResponderExcluirPassando para conhecer o blog, muito bom!!
ResponderExcluirParabéns pelo espaço!!
ResponderExcluirTELMA - 24/07/2012
ResponderExcluirPESQUISANDO AULAS DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA, ENCONTREI O SEU BLOG. MUITO BOM! NOS OFERECE MUITAS DICAS PARA UM TRABALHO DINÂMICO.
PARABÉNS ! PEGUEI O SEU LINK PARA VISITÁ-LO SEMPRE.
TELMA - 24/07/2012
ResponderExcluirPESQUISANDO AULAS DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA, ENCONTREI O SEU BLOG. MUITO BOM! NOS OFERECE MUITAS DICAS PARA UM TRABALHO DINÂMICO.
PARABÉNS ! PEGUEI O SEU LINK PARA VISITÁ-LO SEMPRE.
Parabéns a equipe!! nos oferece dicas de como ministrar as aulas de socilogia. Um grande abraço a todos ebom trabalho!
ResponderExcluirVeja na sala de aula nem sob tortura!!!!!!!!!!!!! A não ser para descer o cacete.
ResponderExcluir