segunda-feira, 9 de julho de 2012

O NASCIMENTO DA ANTROPOLOGIA AMERICANA E O DIFUSIONISMO: “Franz Boas como protagonista.” – por Moacir Pereira Alencar Junior


Franz Boas2
Este artigo busca fazer uma síntese da obra:
  • “A formação da antropologia americana ’1883-1911′ ”,uma antologia escrita pelo historiador George W. Stocking Jr, na década de 1990, sobre a importância do antropólogo alemão Franz Boas no fim do Século XIX e início do Século XX nos EUA e no Mundo, além de sua importância na atualidade.
Introdução
A humanidade sempre teve como principal busca a promoção de uma ciência que relacionasse as diferenças socioculturais dos povos a partir de fatores histórico-coletivos. Com o avanço dos estudos e a expansão da sabedoria pelos quatro cantos do mundo,o homem aprimorou as formas de avaliação, classificação e definição de uma cultura, processo este que consolidou a Antropologia.
Franz Boas segundo Stocking Jr
Para Stocking Jr, a preocupação de Boas com os significados dos conjuntos culturais teve conseqüências importantes para a antropologia americana. Stocking destaca que Boas, após seu doutoramento, no ano de 1881, na área de Geografia, distinguia duas concepções sobre a natureza da pesquisa científica. Ambas tinham o mesmo ponto de partida: o estabelecimento dos fatos; e ambas tinham o mesmo fim supremo: encontrar a verdade eterna.
Seja como for, num nível mais geral pode-se argumentar que a orientação boasiana, amplamente interpretada, será sempre relevante para a pesquisa antropológica. Conforme disse Stocking Jr: “a sombra de Boas deve sorrir com satisfação!”
A História da Antropologia por Franz Boas
Franz boas
Em 1904, no Congresso Internacional de Arte e Ciência, que ocorreu na cidade de Saint Louis, no estado do Missouri, ele proferiu um texto no qual definiu a história da Antropologia. Segundo Boas, em seu primórdio, a Antropologia era algo apenas especulativo. Os antropólogos eram apenas preocupados com a vida mental e física , a antropologia era um ramo da biologia, das ciências da mente, preocupada com o estudo das linguagens ,artes, religiões, invenções, organizações sociais e leis.
Para Boas havia dois métodos de pesquisa na antropologia: uma histórica, que buscava reconstruir a história real da humanidade e; uma generalizadora, que estabelecia as leis de desenvolvimento da antropologia. Segundo ele, havia uma especialização geográfica (responsável pelo estudo de habitantes de regiões remotas ) e uma especialização histórica ( que buscava elucidar a história antiga da humanidade , baseando-se em heranças de tempos antigos que persistiam com o passar dos tempos ).
Boas acreditava que existiam desde a antiguidade curiosidades por costumes e aparências dos habitantes de terras distantes. Ele defendia que somente na segunda metade do Século XVIII surgiria um conceito fundamental de antropologia, bem formulado pelas racionalistas,porém os estudos permaneceriam especulativos e dedutivos. Boas via que o papel do geógrafo como realizador de descobertas geográficas era determinante para melhor compreender as relações entre homem e natureza. Desta maneira, as questões psicológicas e as formas de cultura de um determinado ambiente geográfico seriam descritos com melhor acurácia. Quanto a segunda metade do Século XIX, Boas definia como um período onde os três pontos de vista que predominavam nas fontes antropológicas estavam ligados ao caráter: histórico, geográfico e classificatório. Neste mesmo período, Charles Darwin lançaria seu livro sobre a origem das espécies e passaria a defender a idéia de que os fenômenos do presente se desenvolveriam a partir de formas anteriores, sendo geneticamente ligados.
Na sequência, passaremos a assistir, segundo Boas, ao período do Darwinismo Social, onde a comparação de culturas dará origem ao Etnocentrismo (avaliação se dará do menos valioso para o mais valioso;das formas simples para as mais complexas). Neste contexto, o Evolucionismo ganha forma, as ciências de ponto de vista histórico passaram a tentar desvendar as leis que determinariam a Evolução.
A diversidade de costumes e crenças passou a provocar a idéia de similaridade entre culturas em áreas remotas. Era possível notar uma forma de uniformidade na civilização que vinha desenvolvendo-se no mundo.
Boas destacou também que, no Século XIX,o método lingüístico foi avaliado como uma forma de individualidade de cada povo. Porém a tentativa de relacionar as relações genéticas de línguas com a de espécies acabou não se firmando,uma vez que pessoas que falavam a mesma língua eram de tipos diversos. Na sequência ,o Evolucionismo, defenderia a igualdade dos traços culturais em todo o mundo, surgiria assim a crença que a evolução daria-se de maneira regular e uniforme em todo o mundo ( ‘unidade psíquica da humanidade’ ).
Difusionismo e Franz Boas
Chegando na última década do Século XIX, Boas passaria a ser um dos fundadores do Difusionismo, uma escola de pensamento antropológico que nasce como uma tentativa de entender a natureza da cultura a partir da origem dos traços culturais, e da expansão destes de uma sociedade para outra.
Em seu período de pesquisas difusionistas, Boas destaca o estudo da psicologia dos povos e dos indivíduos, que estava em voga, porém para ele, a relação entre elas não havia sido esclarecida de modo satisfatório. Lembrando que, a psicologia dos povos tinha como objetivo o estudo das ações psíquicas de cada indivíduo (unidade social) ,enquanto a psicologia do indivíduo analisava se cada indivíduo só pensava, agia e sentia como membro de um grupo social.
O legado de “Franz Boas” (1858-1942)
Franz Boas enfatizava que traços culturais não deviam ser vistos como casualidade, mas como períodos de um processo histórico relativamente único, que se originaria de uma primeira introdução de um traço cultural, até a origem do mesmo tornar-se obscura.
Ele buscou entender os traços culturais por dois processos históricos: a difusão e a modificação. Ele acreditava que o registro cultural de uma pessoa era basicamente o resultado cumulativo da difusão.
Boas foi um dos pioneiros nas pesquisas de campo e baseou muito de seus conceitos nestas experiências. Ele acreditava que a coleta detalhada de dados culturais obtidos nestas pesquisas de campo, permitiria com que fosse possível ter um melhor conhecimento da vida dos mais variados povos,ou seja, quanto maior for o contato com os nativos maior será a chance de interpretar suas vidas de maneira mais próxima a verdade plena.
Franz Boas via uma expedição como razão subjacente para a busca por leis que governassem o desenvolvimento da cultura humana. Ele interessou-se pela Costa Noroeste dos EUA,uma vez que o Novo e o Velho Mundo estavam tendo contato nesta área. Segundo Boas,as migrações ao longo da linha costeira poderiam facilitar um “intercâmbio” cultural por difusão entre Velho e Novo Mundo.
Definição de cultura para Franz Boas
Para Boas, a Cultura consistia de incontáveis linhas de costura afrouxadas, de origens indeterminadas (originada em regiões distintas), mas que estavam entrelaçadas entre si para ajustar-se em um novo contexto cultural. A partir deste pensamento ele defendia que elementos distintos de diversas culturas passariam a estar interrelacionados com o passar do tempo.
Conclusões
Boas contemplava o papel dos arqueólogos na busca por informações de povos dos períodos e lugares mais remotos do planeta. Afinal ,segundo Boas, os etnólogos-arqueólogos eram responsáveis por determinar a ordem cronológica dos fatos históricos ,algo extremamente relevante para uma boa análise histórico-cultural.
Boas acreditava que com o avanço científico e tecnológico,a Antropologia perderia espaço no estudo das culturas humanas, ela limitaria-se ao estudo de costumes e crenças de povos menos civilizados. Ele constatava que a lingüística em parceria com a biologia e com a etnologia-arqueológica teriam maior poder para desenvolver o estudo das mais diversas culturas existentes. Para ele, todo antropólogo teria de estar familiarizado com os princípios destes três métodos, para não ficar a quem dos avanços que ocorriam nas mais variadas ciências.
Em suma, seu legado permanece vivo, não com a mesma intensidade do passado,porém com relevância em várias segmentos antropológicos. Afinal de contas, a Globalização se consolidou, e com ela todos os traços culturais existentes se interrelacionaram, produzindo um novo contexto cultural sem igual.

Visite também os blogs  Mangue Sociológico  e Café Sociológico

Fonte: 
http://moaciralencarjunior.wordpress.com/2009/06/18/o-nascimento-da-antropologia-americana-e-o-difusionismo-%E2%80%9Cfranz-boas-como-protagonista-%E2%80%9D/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua observação ;)