segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Chamada para artigos e resenhas - Revista Brasileira de Ciência Política (8 e 9)‏


A Revista Brasileira de Ciência Política está aceitando a submissão de artigos para seus dois próximos números (8 e 9), que trarão dossiês sobre “Carreira Política” e “Democracia e desigualdades”, conforme ementas abaixo.
Além dos dossiês, a revista aceita artigos com temática livre e resenhas. Submissão das colaborações ou maiores informações pelo site www.rbcp.unb.br

8 - Carreira Política
O dossiê abarca temáticas como ambição política, recrutamento partidário, seleção de candidaturas, determinantes de classe ou gênero, estrutura da carreira política, padrões de trajetória dos integrantes do executivo e do legislativo, formação do capital político e metamorfoses na composição das elites políticas. Está aberto a estudos de caso, análises comparadas e discussões teóricas.
Prazo para envio dos artigos: 31 de janeiro de 2012.
A edição deve ser lançada em junho de 2012.

9 - Democracia e desigualdades
O dossiê discutirá os obstáculos ao aprofundamento da democracia gerados pela desigualdade social, observando em particular as clivagens de classe, raça e gênero. Destacam-se, entre outros, quatro conjuntos de problemas: as distinções entre o público e o privado e seu impacto sobre as oportunidades de participação política dos indivíduos; as desigualdades materiais e os limites para o aprofundamento das democracias; a estrutura atual do campo político e os constrangimentos à participação e à ocupação de posições centrais por integrantes de grupos subalternos; os limites para a autonomia dos indivíduos e a formação social das preferências nas sociedades liberais contemporâneas.
Prazo para envio dos artigos: 31 de maio de 2012.
A edição deve ser lançada em outubro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua observação ;)