segunda-feira, 18 de junho de 2012

Livro defende que ciências sociais são reféns de conceitos teóricos


caba de sair, pela editora Topbooks, um livro capaz de balançar o coreto acadêmico das ciências sociais.
Provocativo desde o título, "O Fetichismo do Conceito", do sociólogo Luís de Gusmão, 56, professor da UnB (Universidade de Brasília), cutuca vacas sagradas da sociologia e da história ao defender que a pesquisa nessas áreas, especialmente na primeira, é escrava dos conceitos teóricos e descolada da vida real.
O uso de linguagem obscura e de jargões inúteis é colocado pelo autor como sintoma dessa veneração a termos herméticos, cunhados para resumir sistemas de pensamento considerados novos.
Gusmão puxa a orelha de mitos universais da academia, como o francês Pierre Bourdieu (1930-2002) e o alemão Jürgen Habermas, e espeta brasileiros célebres como Florestan Fernandes (1920-1995) e Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982).
A reportagem é de Fabio Victor, publicada na edição deste sábado (16) da Folha. Aíntegra do texto está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.
Carolina Daffara/Editoria de Arte
OS ALVOS DE GUSMÃO Acadêmicos criticados em "O Fetichismo do Conceito"
OS ALVOS DE GUSMÃO Acadêmicos criticados em "O Fetichismo do Conceito"
Fonte:  http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1105479-livro-defende-que-ciencias-sociais-sao-refens-de-conceitos-teoricos.shtml





Visite também os blogs  Mangue Sociológico  e Café Sociológico  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua observação ;)