Título: Livro Didático Público de Sociologia
Autores:Everaldo Lorensetti Katya Cristina de Lima Picanço Marilda Iwaya Salvina Maria Ferreira Sheila Aparecida Santos Silva Valéria Pilão
Gênero: Educativo
Editora: SEED - Paraná
Compreender as características das sociedades capitalistas tem sido a preocupação da Sociologia desde o início da sua consolidação como ciência da sociedade no final do século XIX. Nesse período, o capitalismo se configurava como uma nova forma de organização da sociedade caracterizada por novas relações de trabalho. Essas mudanças levaram os pensadores da sociedade da época a indagações e à elaboração de teorias explicativas dessa dinâmica social, sob diferentes olhares e posicionamentos políticos. Desde então, essa tem sido a principal preocupação dessa ciência, qual seja, entender, explicar e questionar os mecanismos de produção, organização, domínio, controle e poder, institucionalizados ou não, que resultam em relações sociais de maior ou menor exploração ou igualdade.
A sociedade globalizada assumiu tamanha complexidade e mostra-se por meios de tão diversas faces que se tornou impossível à ciência sociológica, ou mesmo a qualquer outra ciência, responder ou explicar a toda problemática social que se apresenta hoje, sem correr o risco de cair em simplificações banais.
É preciso termos humildade para perceber que a amplitude das transformações sociais, políticas, culturais, econômicas e ecológicas que a sociedade e o planeta estão vivendo, não nos permite explicações estreitas ou sectárias, com pretensões de apropriar-se da verdade.
Por outro lado, pensamos que a complexidade e a amplitude que caracterizam as sociedades contemporâneas, também não devem nos intimidar ou amedrontar, mas sim, nos desafiar para o estudo, para a pesquisa e para uma melhor compreensão e atuação política no mundo em que vivemos.
É, portanto, a partir dessa dupla perspectiva que apresentamos o Livro Didático Público de Sociologia:
Com humildade, pois temos clareza de suas limitações. Os conteúdos desenvolvidos foram escolhidos a partir das Diretrizes Curriculares da disciplina, as quais foram discutidas em simpósios e encontros envolvendo professores da área. Certamente muitos outros temas e conteúdos poderiam estar presentes, por sua relevância e urgência, os quais poderão ser contemplados em trabalhos futuros, ou mesmo serem desenvolvidos pelos professores e alunos nas escolas.
Mas também com muito orgulho, pois se trata do resultado de um trabalho realizado coletivamente, por professores da rede pública de ensino, os quais, lançando mão de seus conhecimentos teóricos, articulados aos conhecimentos obtidos na prática escolar, ousaram escrever para seus alunos reais, considerando suas dificuldades e necessidades. Algumas pessoas chamam a isto como “tomar a história nas mãos”, ou seja, encher-se de coragem e tornar-se sujeito na história.
É com esse espírito que desejamos que você abra as páginas desse livro e inicie-se nos caminhos da sociologia. Você não encontrará respostas prontas, tampouco receitas de como agir na sociedade para tornar-se um cidadão bem-sucedido ou um bom consumidor, mas se defrontrará com desafios que poderão levá-lo a refletir sobre o mundo ao qual você pertence, e, quem sabe, contribuir para uma inserção crítica e participativa na sociedade. Esteja certo de que estas são atitudes de que precisamos para construção de uma sociedade cujas relações apontam também para transformação social. Boa sorte!
Fonte: http://sociologialimite.blogspot.com/2011/01/livro-didatico-publico-de-sociologia.html
Passando para conhecer o blog, muito bom e com ótimo conteúdo!!
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho!!
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