sexta-feira, 30 de julho de 2010

Email de uma jovem cientista social

Bom dia

Eu fiz a escolha de entrar na faculdade no curso de ciencia social em bacharel. Só que estou sendo muito criticada por alguns amigos dizendo que este campo não tem emprego. E que não é considerado uma profissão e sim uma ocupação. Principalmente para o interior onde moro. Queria então, um conselho, uma ajuda, uma sugestão, algo assim. Poderia alguém me ajudar.
Agradeço pela atenção.
ass.: Aline     Sobral-CE
__________________________________________________________________________

Cara Aline,
Meu nome é Pedro Mourão, tenho 24 anos, e hoje faço mestrado em Sociologia na Universidade Federal do Ceará. Eu me graduei há pouco tempo pela Universidade Estadual do Ceará. Tentei a seleção da pós-graduação no ultimo semestre da graduação e passei. Assim como você eu tinha muitas dúvidas em relação ao curso.
Será que eu vou conseguir emprego?
Será que há emprego?
Será que eu posso pagar as contas sendo um cientista social no Ceará?

Sendo bem sincero, atualmente o nosso mercado de trabalho não é dos melhores, mas já está bem melhor do que quando eu entrei no curso em 2005.
Existem várias oportunidades de emprego, principalmente na área de educação, trabalhando como professor.
Você também pode trabalhar em ONGs, ou melhor, ainda montar a sua própria ONG.

Karina Bacchi não é cientista social, mas bem que podia ser :)

É triste ter que te dizer isso, mas o curso de ciências sociais é uma faculdade feita para pessoas que tenham no mínimo a classe média. Calma! Eu digo isso por que entre a UEVA, UFC, UECE, URCA e Unifor, só a UEVA têm o curso noturno. Recentemente a UFC também implantou a ciências sociais noturna. Fazer faculdade de manhã implica que os alunos terão maior dificuldade de conseguir um emprego, porque, simplesmente, poucas são as empresas que querem um empregado que só trabalhe de tarde. Isso significa que na maioria dos casos os alunos de ciências sociais são obrigados ter uma base econômica boa. Ou seja, papai e mamãe tem que bancar o sujeito.
Durante a graduação você terá a oportunidade de tentar trabalhar na área, como por exemplo, fazendo uma seleção de monitoria dentro da sua própria universidade, ou seleção para uma bolsa de iniciação cientifica, e também pode estagiar em alguma empresa, ou órgão público.

Quanto aos empregos, eles existem sim. Conforme você vai entrando e fazendo contatos na área você pode ir adquirindo conhecimento sobre onde e como trabalhar.
Os cientistas sociais são bem vindos em órgãos públicos também. Existem concursos públicos na nossa área, eles são poucos ainda, mas existem.

Para concluir sempre existe a pós-graduação, que é muito interessante também.
Como o mercado está começando a ficar saturado, eu sugiro que você acima de tudo pense já na pós-graduação. Mestrado não é tão difícil como parece. Basta estudar, aqui no blog tem uns projetos de colegas que já foram aprovados e provas de seleção.
Existe algo muito importante, acima de tudo, eu acredito que você tem que gostar do que faz para ser um bom profissional.

Minha mãe sempre me dizia: “Meu filho, faça medicina, seja um médico....Mas acima de tudo seja feliz.”
Ela se preocupava comigo, mas era sábia o suficiente para entender que quando se faz algo com prazer não existe trabalho.
Hoje no mestrado, eu não sou rico, mas também não passo fome..kkkkkkkk
A bolsa é de R$ 1200,00 por mês, e dá pra comprar meus livros pagar a internet, as contas de casa e quando acabar o mestrado dá até pra pensar num futuro como professor universitário. E se eu acabar enjoando posso procurar um concurso para fazer.

E na pior da hipóteses, virar um hippie.kkkkk
Aline descubra se você gosta das ciências sociais e lute para conquistar o seu espaço.
 DEVORE OS LIVROS!!!!!!!!!!!


Forte Abraço e Boa LUTA!!!!!

4 comentários:

  1. Bom dia

    Eu fiz a escolha de entrar na faculdade no curso de ciencia social . Só que estou sendo muito criticado por alguns amigos dizendo que este campo não tem emprego. E que não é considerado uma profissão e sim uma ocupação. Principalmente para o interior onde moro. Queria então, um conselho, uma ajuda, uma sugestão, algo assim. Poderia alguém me ajudar.
    Agradeço pela atenção.
    ass.: Tiago Almeidal-ES

    emeilo.tiago_almeidaf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Caro Emeilo,

    Como Sociólogo você pode atuar com:

    Docência para o ensino médio e superior;
    Pesquisa de opinião;
    Assessoria sindical;
    Meio ambiente realizando estudos de impacto ambiental;
    Questões agrárias;
    Planejamento urbano;
    Marketing político;
    Assessoria Legislativa;
    Lazer e entretenimento.

    O piso salarial recomendado é de R$ 2.200.

    ResponderExcluir
  3. melhor ser um ocupado feliz que um empregado infeliz

    ResponderExcluir
  4. Aline, vou ser sincera. Apesar do nosso curso, ser riquissimo em conhecimentos, o mercado de trabalho é muito escasso. Não estou querendo te desanimar, só estou te passando a minha experiência, pois já tenho quase 40 anos de idade e já me formei a muito tempo. Eu me arrependi de ter cursado Ciências Sociais. Pois houve um tempo, quando eu cursava, em que estavam abrindo novas faculdades em Fortaleza: FIC, FANOR, FACETE, etc (pois na minha época de vestibular só existiam três opções: UFC, UECE e UNIFOR.) Quando estas novas faculdades abriram, quase todas as pessoas começaram a transferir os cursos da Unifor para as outras, eu até pensei em fazer o mesmo, mas fui mal aconselhada pelos professores da Unifor, pois eles diziam que estas faculdades não seriam reconhecidas e que o nosso diploma não serviria. Fui na onda e hoje me arrependo. O curso é ótimo, mas nós precisamos ganhar para viver. Já trabalhei como professora de sociologia, por isso te aconselho cursar a licenciatura pq é aonde vc vai encontrar mais campo. Concursos públicos na área existem, mas exigem anos de experiência como sociólogo. Espero que vc tenha mais sorte do que eu, ou transfira o curso para outro que tenha maiores oportunidades.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua observação ;)