quinta-feira, 20 de maio de 2010

III Encontro da ULEPICC-Brasil União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura

De 20 a 22 de outubro, em São Cristóvão, nas dependências da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC-Br) realizará seu III Encontro.

  Sob o tema geral A formação da Economia Política da Comunicação e da Cultura no Brasil e na América Latina: conquistas e desafios, o encontro reunirá estudiosos e pesquisadores do Brasil e do exterior para discutir a formação e desafios deste campo disciplinar em nossa sociedade, bem como sua contribuição para a construção de um pensamento crítico no campo da Comunicação e da Cultura.

O evento será composto por 4 painéis temáticos e pelas sessões de apresentação de trabalhos, divididas em 5 GTs:

1) Políticas de Comunicação;
2) Indústrias Midiáticas;
3) Comunicação Pública, Popular ou Alternativa;
4) Políticas Culturais e Economia da Cultura
5) Teorias e Temas Emergentes.

Comitê Científico  Coordenadora: Anita Simis - UNESP Alexandre Almeida Barbalho - UECE Carlos Eduardo Franciscato - UFS Juliano Maurício de Carvalho - UNESP Lilian Monteiro França - UFS Marcelo Kischinhevsky - UERJ Marcos Dantas - PUC/RJ Maria Teresa Miceli Kerbauy - UNESP Messiluce Hansen - UFS Ruy Sardinha Lopes - USP Sonia Aguiar - UFS Verlane Aragão Santos - UFS


Chamada de Resumos

Encontram-se abertas as inscrições de trabalhos para o III Encontro da ULEPICC-Br. Os(as) interessados(as) terão até o dia 31 de maio de 2010, para enviar aos coordenadores dos GTs resumo do trabalho.
Será admitida a inscrição de apenas um (01) trabalho por autor(a) ou co-autor(a) em todo o Encontro, em um dos seguintes Grupos de Trabalho (GTs):

GT1 - Políticas de comunicação
Juliano Maurício de Carvalho – UNESP (coordenador) juliano@faac.unesp.br
Messiluce Hansen – UFS / SE (coordenadora) messiluce@gmail.com
Objetiva estudar as ações de agentes públicos e privados relativas ao processo de regulamentação da mídia em suas diversas fases. Envolve a definição do conjunto de normas, princípios, deliberações e práticas sociais relacionadas com a administração, organização e funcionamento do conjunto do sistema comunicacional.

GT2 - Comunicação pública, popular ou alternativa
Marcos Dantas –  PUC / RJ (coordenador) mdantas@inventhar.com.br
Sonia Aguiar – UFS / SE (coordenadora) saguiar.ufs@uol.com.br
Contempla investigações sobre a comunicação desenvolvida no âmbito dos movimentos sociais, etnoculturais, dos sindicatos e organizações populares em geral, bem como aquela ligada ao serviço público. Aborda todo tipo de comunicação movida por objetivos sociais e de promoção da cidadania, atuantes em oposição à acentuada mercantilização da mídia.

GT3 – Indústrias Midiáticas
Maria Teresa Miceli Kerbauy – UNESP / Araraquara (coordenadora) kerbauy@travelnet.com.br
Carlos Eduardo Franciscato – UFS / SE (coordenador) cfranciscato@uol.com.br
Enfoca a rede institucional dos produtos comunicacionais que ligam a criação, produção, circulação, organização e comercialização de conteúdos de natureza cultural, informativa e de entretenimento. Engloba os processos industriais que envolvem televisão, cinema, rádio, internet, publicidade, produção editorial, indústria fonográfica, design, artes e espetáculos.

GT4 – Políticas Culturais e Economia da Cultura
Alexandre Almeida Barbalho – UECE / CE (coordenador) alexandrebarbalho@hotmail.com
Verlane Aragão Santos – UFS / SE (coordenadora) velorca@bol.com.br
Abriga pesquisas que retratam o papel econômico e sociológico que o campo da cultura e das artes assume na sociedade contemporânea. De um lado, engloba discussões sobre a atuação do Estado, da participação da sociedade e do mercado nesta relação, bem como os mecanismos de financeirização da cultura e das artes. De outro, debate a industrialização e mercantilização da cultura e sua implicação na dinâmica atual do capitalismo.

GT5 – Teorias e Temas Emergentes
Marcelo Kischinhevsky – UERJ / RJ (coordenador) marcelokisch@gmail.com
Lilian Monteiro França – UFS / SE (coordenadora) lilianfranc@uol.com.br
Acolhe os trabalhos de fundamentação a partir da matriz teórica da Economia Política da Comunicação e da Cultura, suas distintas vertentes e perspectivas metodológicas bem como os estudos comparativos e relacionais entre a Economia Política da Comunicação e outras correntes teóricas da comunicação e de outras disciplinas.

NORMAS PARA ENCAMINHAMENTO DOS RESUMOS
Os resumos deverão ser submetidos em português, em formato MS-Word (.doc), com extensão entre 500 e 800 palavras. Deverão estar escritos em Times New Romam, corpo 12, entrelinhas 1,5. Os resumos deverão conter de três a cinco referências bibliográficas (corpo 10, entrelinhas simples). O corpo do resumo deverá ser precedido por um cabeçalho (corpo 10, entrelinhas simples) contendo os seguintes itens:
III Encontro ULEPICC-Br
Título do trabalho:
Identificação do GT:
Autor:
Instituição de origem:
Endereço eletrônico:
Palavras-chaves (3 a 5):

Valores das inscrições (até 31/05, para quem for apresentar trabalho):
Profissionais, professores e pesquisadores: R$ 100,00 (não sócios) R$ 80,00 (sócios)
Estudantes de pós-graduação: R$ 50,00 (não sócios) R$ 40,00 (sócios)
Estudantes de Graduação: R$ 30,00

Outras informações sobre o evento, incluindo a programação completa, estarão disponíveis no site do III Encontro da ULEPICC-Br. AGUARDEM!!!

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