Nesse programa, o autor fala acerca de seu percurso antropológico nos principais eventos de Blues do Ceará ( Festival Jazz e Blues de Guaramiranga, Canoa Blues realizado na Praia Quebrada e o evento Casa do Blues realizado em Fortaleza). Na entrevista, podemos ver o Blues como um elemento também legitimador da produção cultural e musical cearense. Na discussão foram levantadas questões como a Fricção de Musicalidades( Roberto Cardoso de Oliveira), e a construção de estilos e distinções (Pierre Bourdieu) a partir da atividade musical em nos eventos de Blues no Ceará.
resumo da pesquisa do colega Rubens Garcia:
Esta pesquisa etnográfica objetiva uma análise sobre a movimentação cultural do gênero musical Blues na cidade de Fortaleza, tem como base para a reflexão os discursos dos agentes que divulgam o estilo na cidade (músicos, produtores) bem como os elementos valorativos que constituem a formação de público. De acordo com as estruturas do método etnográfico, foi realizado: a) trabalho de campo, que consistiu na observação dos eventos e shows promovidos pelas bandas de Blues nos espaços públicos e privados da cidade, entrevistas, b) captação de registros audiovisuais e, c) anotações em diário de campo. A partir dos dados colhidos e das análises dos significados atribuídos pelos agentes a suas práticas culturais, foi possível a compreensão dos processos de formação de identidades e símbolos de distinção tendo a musicalidade (Blues) como ferramenta para a concepção desses conceitos. O Blues, inserido num contexto urbano, também dialoga com questões contemporâneas relacionadas ao cotidiano das cidades.
Palavras-chave: blues, performance; arte; cidade; cultura.
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