sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Por um tipo gestionário das empresas do terceiro setor: gestão participativa


Segundo pesquisa realizada em 2007, em organizações não governamentais (ONGs) e em organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIPs), verificou-se, se essas organizações executam de fato uma gestão participativa, contribuindo para uma transformação social. O debate que emerge dos discursos acadêmicos é a respeito de como é executada a gestão das organizações do terceiro setor. A partir de uma análise interpretativa e de conteúdo em ONGs e OSCIPs, este trabalho buscou abordar a gestão participativa e sua aplicação na gestão destas organizações, apresentando as origens do conceito do terceiro setor, seu desenvolvimento, características e especialização. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário semi-estruturado, tendo como método a análise de conteúdo dos discursos dos entrevistados. O percurso teórico-empírico possibilitou a constatação de que existe participação por parte dos funcionários nas atividades, o que caracteriza uma busca da execução da gestão participativa, embora não de uma maneira plena, visto que na maioria das instituições não há a participação de todos os membros nas tomadas de decisões e identificou-se, em alguns casos, uma atitude de autoritarismo do gestor e uma predominância de hierarquia muito forte na gestão das ONGs e OSCIPs pesquisadas.


Fco. Tarciso Leite: Doutor, Professor e Pesquisador do Mestrado de Administração de Empresas da UNIFOR. Fundador e 1º Presidente da Academia de Ciência Sociais do Ceará. Diretor Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos, Pesquisa e Tecnologia, (SBEPT), mantenedora do ISEPAT.
Ana Rita Nogueira: Mestre em Administração de Empresas da Universidade de Fortaleza – UNIFOR e Pesquisadora do Instituto de Estudos e Pesquisa Acadêmica e Tecnológica -ISEPAT e funcionária da Assembléia Legislativa do estado do Ceará.


BAIXE AQUI
http://www.4shared.com/file/131956371/1be22168/Por_um_tipo_gestionrio_das_empresas_do_terceiro_setor.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua observação ;)